sábado, 31 de outubro de 2009

Retrato da Freguesia

A Igreja Paroquial

Conforme a vemos hoje, a Igreja Paroquial de Monte de Fralães remonta à segunda metade do séc. XIX, quando foi construída a torre.
Olhando o seu interior, na capela-mor, além do indispensável altar, merece a atenção o retábulo respectivo, de invulgar qualidade para um pequeno templo de aldeia. Deve integrar-se no estilo rocaille, de quando alguém escreveu que a Confraria, a que então a igreja pertencia, era opulenta. No lado esquerdo do retábulo, vê-se a imagem de S. Pedro, o padroeiro; do lado direito, S. José. Na parede deste mesmo lado, há ainda a imagem de Santo António.
Junto ao altar e aos lados, estão o belo ambão, aquisição recente, e duas artísticas eças antigas, em pau-preto.
Recuando ao corpo principal da igreja, encontramos ao direito o nicho do Sagrado Coração de Jesus e ao lado esquerdo ode Nossa Senhora da Saúde. São uma óptima imitação neoclássica.
Um pouco mais atrás, do lado direito, olha-nos o púlpito e, frente a ele, a imagem da doutora da Igreja Santa Teresinha.
À entrada, à esquerda, fica o baptistério. Óptima também a qualidade da Pia Baptismal. Por cima fica o usual coro.
Do lado poente da capela-mor, está a sacristia e, entre esta e a torre, um pequeno salão, onde se destacam um magnífico arcaz e dois ex-votos suspensos da parede. No arcaz guarda-se, entre outras coisas, o arquivo da Confraria.
Por cima desta divisão, há um outro espaço, onde se encontram principalmente alfaias litúrgicas e uma porção de velharias.
Umas palavras mais sobre os nichos da Senhora da Saúde e do Sagrado Coração de Jesus: eles são basicamente iguais e resultaram sem dúvida duma mesma encomenda. Mas cada um deles foi pensado para a imagem que recebeu: o da Senhora da Saúde tem no «frontão» um símbolo mariano, a coroa; o do Sagrado Coração de Jesus tem no mesmo lugar os Dois Corações (o do Sagrado Coração de Jesus e o do Imaculado Coração de Maria). A cor do forro da parte posterior dos nichos também se adequa às personagens representadas. As suas imagens têm sensivelmente a mesma altura, ajustada ao espaço, mesmo sendo de materiais e qualidade diferentes.
Parece claro que estas imagens datam do mesmo tempo. A original da Senhora da Saúde terá sido então substituída e representaria a Mãe de Deus com o Menino, como se vê nos dois ex-votos da sacristia. Dessa antiga imagem, há notícia na Casa de Fralães.
Esta igreja deve certamente muito ao P.e Pedro Rodrigues, falecido em 1948. Ele ter-lhe-á renovado, por exemplo, quase todas as imagens, que estão bem longe da banalidade. Da do padroeiro, por exemplo, é conhecida uma anterior.
A do Sagrado Coração de Jesus é também uma excelente imagem. Foi oferecida por Luís Vilares, que por sinal também ofereceu um riquíssimo manto para a da Senhora da Saúde. Isto aí por 1915, no rescaldo ainda da consagração do mundo ao Sagrado Coração de Jesus, que ocorreu em 1898.
...
Imagens: Igreja Paroquial, parte do retábulo do altar-mor, nichos do Sagrado Coração de Jesus e de Nossa Senhora da Saúde, imagem de S. Pedro (o padroeiro), pia baptismal.

Sem comentários:

Enviar um comentário